Sabe as fraldas e absorventes descartáveis usadas por bebês e mocinhas? Eles demoram cerca de 500 anos pra se decompor e são um tremendo problema para aterros sanitários.
Uma empresa canadense teve uma ideia interessante: Reciclar!
É uma ideia nova e totalmente necessária já que é muito, mas muuuuito difícil você ver uma mãe colocando fraldas de algodão no filho (apesar de ser lavável e reutilizável por mais de 100 vezes, gerando uma pegada muito menor para o meio ambiente) e existe alguma garota usando absorventes que não sejam descartáveis?
Embora a empresa seja do Canadá, a usina de reciclagem de fraldas e absorventes fica no Reino Unido e é a primeira no mundo para esses itens. São duas etapas principais:
- O material orgânico (o nº2 dos nenéns) é separado e é transformado em gás para gerar energia
- As fraldas e absorventes passam então por um rigoroso processo de limpeza, o gel que retém líquidos é retirado quimicamente e o plástico é limpo de novo. Depois ele é triturado em pequenas partes que dão origem a outros produtos, como madeira plástica, telhas e até outros materiais absorventes.
Segundo a Knowaste, empresa criadora do processo, a reciclagem evitará emissão de 22 mil toneladas de carbono por ano.
Fonte: http://eco4planet.uol.com.br/blog/2011/09/que-tal-reciclar-fraldas-e-absorventes/
Uau, diminuir o impacto, com certeza se trabal é possível encontrar formas inovadoras de reciclar os diversos tipos de materiais... A matéria comprova que as inovações tecnológicas podem andar juntas com a preservação do nosso planeta... Parabéns pela escolha do artigo e parabéns pelo Blog
ResponderExcluir